sábado, 5 de maio de 2018

Lusofonia


Lusofonia é a comunidade formada por todos os povos e as nações que compartilham a língua e cultura portuguesas como Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Diu e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. O Dia da Lusofonia é comemorado em 5 de maio, dia esse dedicado à língua, cultura e expressão portuguesa. É consagrada a Nossa Senhora da Conceição.

O dia foi criado em 2005 durante uma reunião em Luanda, Angola dos ministros da cultura de sete países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Mapa da Lingua portuguesa pelo mundo:


Verde escuro : língua materna.
Verde : língua oficial e administrativa.
Verde claro : língua cultural ou secundária.
Amarelo : crioulo de base portuguesa.
Quadrado verde : minorias falantes de português.

>> Países onde o português é a língua oficial

Brasil
Moçambique
Angola
Portugal
Guiné-Bissau
Timor-Leste
Guiné Equatorial
Macau
Cabo Verde
São Tomé e Príncipe

>> Países e territórios onde o português possui relevância

Galiza (Espanha)
Índia Goa (Índia)
Índia Damão e Diu (Índia)
Paraguai Amambay (Paraguai)
Uruguai Rivera (Uruguai)
Antígua e Barbuda Antígua e Barbuda
Bermudas Bermudas
Guiana Guiana

>> O aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a população de seus países membros soma aproximadamente 270 milhões de pessoas. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional formada por países lusófonos,cujo objetivo é o "aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros". A CPLP foi criada em 17 de Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. No ano de 2002, após conquistar independência, Timor-Leste foi acolhido como país integrante. Em 2014, Guiné Equatorial tornou-se o nono membro da organização.

A CPLP é financiada tanto por meio do orçamento de funcionamento do Secretariado Executivo, custeado por contribuições obrigatórias dos Estados-membros, como pelo Fundo Especial, alimentado por contribuições voluntárias e destinado a custear programas de cooperação, projetos e ações pontuais. A sua sede fica em Lisboa, Portugal, e sua atual secretária executiva é Maria do Carmo Silveira, de São Tomé e Príncipe; e Georgina Benrós de Mello, natural de Cabo Verde, quem atualmente ocupa o cargo de Diretor(a) Geral. A organização promove a data de 5 de Maio como Dia da Cultura Lusófona, celebrado em todo o espaço lusófono, e os Jogos da CPLP, evento desportivo que reúne todos os membros da organização.

Mapa da CPLP:

A CPLP é formada por nove Estados soberanos cuja língua oficial ou uma delas é a língua portuguesa. Eles estão espalhados por todos os cinco continentes habitados da Terra, uma vez que há um na América, um na Europa, seis na África e um transcontinental entre a Ásia e a Oceania. São eles: a República de Angola, a República Federativa do Brasil, a República de Cabo Verde, a República da Guiné-Bissau, a República da Guiné Equatorial, a República de Moçambique, a República Portuguesa, a República Democrática de São Tomé e Príncipe e a República Democrática de Timor-Leste.

Além dos membros plenos e efetivos, há dez observadores associados: a Geórgia, o Japão, a Hungria, a República Eslovaca, a República de Maurícia, a República da Namíbia, a República do Senegal, a República Tcheca, a República da Turquia e a República Oriental do Uruguai. Três estão localizados no continente africano, três na Europa, um na Ásia, um no continente americano e dois são transcontinentais, ficando entre os continentes asiático e europeu.

Existem também atualmente mais de dez países que desejam a adesão como membros observadores da CPLP, entre eles, Peru, Marrocos, Costa do Marfim,Chile, Argentina, Andorra e Itália que estão a preparar as suas candidaturas, a Indonésia prepara-se para formalizar em breve o pedido de estatuto de observador associado e, a Índia que pretende iniciar um processo de aproximação da CPLP.

Uruguai

Devido ao passado do Uruguai (que já foi território português e brasileiro), e ao crescente número de falantes na fronteira com o Brasil, o ensino do português tornou-se obrigatório a partir da 6.ª série. Assim como havia sido confirmado em abril de 2016, que o Uruguai iria receber o estatuto de observador associado na cimeira da CPLP realizada no Brasil. O país foi aceito como observador associado no dia 31 de outubro de 2016. O Uruguai já vinha manifestando interesse e pedindo a obtenção desse estatuto há vários anos.

Galiza

Amparado na tradicional corrente científica dos grandes filólogos e romanistas que afirmam serem o galego e o português dois dialetos do mesmo idioma ou um diassistema linguístico, o movimento reintegracionista galego defende o ingresso da Galiza na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, objetivando a reinserção do galego no espaço lusófono. Neste contexto, é de notar que a Academia Galega da Língua Portuguesa tem já a sua autoridade reconhecida pela CPLP, com o estatuto de Observador Consultivo.


Em Fevereiro de 2006, Anxela Bugallo, então responsável pela pasta da cultura no governo autónomo da Galiza, reiterou o interesse do governo galego numa adesão oficial da Galiza como membro pleno da CPLP .


Embora haja tentativas. de personalidades e coletivos que defendam a integração oficial plena da Galiza na CPLP, só há quatro entidades a nível nacional que a defendam abertamente: a Associação de Amizade Galiza-Portugal, a AGAL, o Movimento Defesa da Língua e o BNG, assim como, em Portugal e nos demais países nos quais este se encontra representado, o Movimento Internacional Lusófono</ref>

Pesquisar sobre: Reintegracionismo

Guiné Equatorial e Maurícia

Alguns países da África têm idiomas crioulos derivados do Português, graças à presença Portuguesa no continente desde o século XV. A Guiné Equatorial e a Maurícia (sem mencionar Marrocos, que também pediu o estatuto de observador), apesar de utilizarem outros idiomas (a Maurícia tem o inglês como língua oficial, e a Guiné Equatorial, o Francês e o espanhol), procuraram, mesmo assim, obter o estatuto de Observador junto da CPLP. Na VI Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Bissau em Julho de 2006, a República Maurícia e a Guiné Equatorial obtiveram o estatuto de Observador Associado, e na VII Conferência, estão presentes pela primeira vez em Lisboa em Julho de 2008, nessa qualificação.

A Guiné Equatorial decidiu, em 2007, adotar o Português como língua oficial para ascender, plenamente, ao estatuto de membro permanente da Comunidade. A Assembleia Nacional aprovou essa medida em Outubro de 2011.

Em 2014, A Guiné Equatorial foi aceite por consenso como membro pleno da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na sessão restrita da X Cimeira da CPLP. No entanto, o país terá que abolir a pena de morte e promover o uso do português como língua oficial.

Macau

Macau foi o último território ultramarino português a ser descolonizado, tendo sido devolvido à China em 1999. Ainda mantém vivos traços da cultura Portuguesa. O Português é uma das línguas oficiais deste território. O pedido para a obtenção do estatuto de "Observador Associado" não foi ainda efectuado pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau - RAEM, entretanto em 2006, durante o II Encontro Ministerial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, o Secretário Executivo-Adjunto da CPLP, embaixador Tadeu Soares, em representação da CPLP endereçou um convite ao Chefe do Executivo, Edmundo Ho Hau Wa, no sentido de a RAEM tornar-se Observador Associado da Organização.

>> Veja também:
https://brasilis.tumblr.com/paisesirmaos

Informaçoes vide:

1.https://pt.wikipedia.org/wiki/Lusofonia
2.https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Map_of_the_portuguese_language_in_the_world.svg
3.https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_onde_o_portugu%C3%AAs_%C3%A9_l%C3%ADngua_oficial
4. https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Cultura_Lus%C3%B3fona .
5. https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_dos_Pa%C3%ADses_de_L%C3%ADngua_Portuguesa .
6. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Membros_da_CPLP.png .
7. https://pt.wikipedia.org/wiki/Predefini%C3%A7%C3%A3o:L%C3%ADngua_portuguesa .
8. https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_portuguesa .
9. https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_portuguesa_(desambigua%C3%A7%C3%A3o) .
10. https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_portuguesa_(desambigua%C3%A7%C3%A3o) .
11. https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_portuguesa .
12. https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_portuguesa_(desambigua%C3%A7%C3%A3o) .
13. https://pt.wikipedia.org/wiki/Olavo_Bilac#L.C3.ADngua_Portuguesa .
14. https://pt.wikipedia.org/wiki/Especial:%C3%8Dndice_por_prefixo/L%C3%ADngua_portuguesa .
15. https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial:Busca&ns0=1&ns=0&fulltext=Pesquisa&search=l%C3%ADngua+portuguesa&searchToken=7ic53ouctlgdkuy38s54lqyis .
16. https://pt.wikipedia.org/wiki/Portugu%C3%AAs .
17. https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio .
18. https://pt.wiktionary.org/wiki/portugu%C3%AAs .
19. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mapa_da_CPLP.png .
20. http://www.a12.com/academia/artigos/portugal-e-brasil-consagrados-a-nossa-senhora-da-conceicao-370-anos .
21. http://www.mariahelena.pt/pt/pages/dia-de-nossa-senhora-da-conceicao .
22. https://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_membros_da_Comunidade_dos_Pa%C3%ADses_de_L%C3%ADngua_Portuguesa .
23. https://pt.wikipedia.org/wiki/Estat%C3%ADsticas_dos_membros_da_Comunidade_dos_Pa%C3%ADses_de_L%C3%ADngua_Portuguesa .
24. https://pt.wikipedia.org/wiki/Reintegracionismo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

~~ Veja também outras publicações clicando aqui ou no botão "Explore!" e divirta-se. ~~




Quem isto ouvir e contar em pedra se há de tornar...